Desvendando o mistério: O processo de PCR em animais

· 4 min read
Desvendando o mistério: O processo de PCR em animais

diagnóstico de doenças de cachorros Paraná

O PCR (Polymerase Chain Reaction) é uma técnica amplamente utilizada em laboratórios de biologia molecular para amplificar pequenos fragmentos de DNA. Esta técnica é de extrema importância quando se trata de estudar o material genético de animais, seja para pesquisa acadêmica, diagnóstico de doenças ou até mesmo para fins forenses. O PCR em animais permite a identificação de genes específicos, a análise de mutações genéticas, a detecção de patógenos e até mesmo a realização de testes de paternidade. Com a capacidade de amplificar uma região específica do DNA de forma rápida e eficiente, o PCR em animais tornou-se uma ferramenta indispensável em diversas áreas da biologia.

onde faz diagnóstico de doenças infecciosas Santa Barbara do Oeste

Introdução

diagnóstico de doenças de cachorros clínica São Francisco de Itabapoana

O PCR, sigla para reação em cadeia da polimerase, é uma técnica fundamental na biologia molecular, utilizada para amplificar sequências específicas de DNA.  Gold Lab Vet Exame PCR 1 veterinário , o PCR pode ser utilizado para diversas finalidades, desde diagnóstico de doenças genéticas até identificação de paternidade.

clínica especializada em diagnóstico veterinário de doenças infecciosas Itabuna

(Giardia duodenalis, Giardia lamblia, Giardia intestinalis) é um protozoário flagelado que infecta o trato entérico de humanos, de animais domésticos e silvestres. Consequentemente, as informações oferecidas por portais da Zoetis de outros países podem não ser válidas para o Brasil. Em animais de corte e produção, a seleção de animais superiores para a reprodução é fator determinante na obtenção de gerações seguintes com maiores características de interesse. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

onde faz diagnóstico veterinário pcr Centro

Coleta de amostras

Antes de realizar o PCR em animais, é necessário coletar amostras de tecidos ou fluidos biológicos. As amostras mais comuns incluem sangue, swabs bucais, pelos ou penas, dependendo da espécie a ser analisada. A correta coleta e armazenamento das amostras são essenciais para garantir resultados precisos.

Extração de DNA

Após a coleta das amostras, é preciso extrair o DNA dos tecidos ou fluidos biológicos. Existem diversos métodos de extração de DNA disponíveis, cada um adequado para diferentes tipos de amostras e finalidades. A qualidade do DNA extraído é crucial para o sucesso do PCR.

Terminada essa fase, ele segue para a sala de exame, onde deita em uma mesa que desliza para dentro do tomógrafo (aparelho em formato de tubo) e são captadas mais de mil imagens em 3D do corpo do paciente. Mas além de ser usado no diagnóstico de câncer, é um exame que pode ser realizado para detectar problemas cardíacos e neurológicos. A confiabilidade, especificidade e sensibilidade do teste dependem do cumprimento de todas estas recomendações. O Santé Laboratório realiza todos os testes para um diagnóstico completo juntamente com a avaliação do Clínico Veterinário. Neutropenia e linfopenia são as alterações hematológicas mais importantes, muitas vezes evidenciadas com a repetição do hemograma em 24 a 48 horas após a admissão ao hospital. Tipicamente, a parvovirose provoca uma gastroenterite hemorrágica aguda, caracterizada por sangue nas fezes, vômitos e, em casos graves, vômito com sangue. Febre pode ser observada como consequência do próprio CPV ou por infecção bacteriana secundária.

Desnaturação do DNA

No PCR em animais, o primeiro passo é a desnaturação do DNA, que consiste em separar as duas cadeias de DNA por meio do aquecimento da amostra. Esse processo é fundamental para expor as regiões-alvo que serão amplificadas durante as etapas seguintes do PCR.

Adição de primers e nucleotídeos

  • Muitos ensaios acontecem com camundongos jovens e machos, sem que seus sistemas imunológicos tenham passado por testes.
  • Em função disso, a técnica de PCR é recomendada e prescrita pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como método diagnóstico para várias doenças infecciosas, inclusive para trânsito internacional.
  • Outras técnicas que podem ser utilizadas são a centrifugação em sacarose de Sheather e centrifugo-flutuação em formol-éter.
  • A parte “estética” é também muito importante para fazer o resgate de animais de rua.
  • Por isso, a giardiose se torna um problema, principalmente em colônias de alta densidade populacional, como criatórios e abrigos.

Após a desnaturação do DNA, são adicionados os primers, pequenos fragmentos de DNA complementares às regiões-alvo, e os nucleotídeos, os blocos de construção do DNA. Os primers são essenciais para a amplificação específica das sequências desejadas, enquanto os nucleotídeos são utilizados pela enzima DNA polimerase durante a síntese do novo DNA.

  • Ainda, junto aos órgãos de controle, auxiliando na contenção da propagação de doenças que podem atingir não somente animais como podem também serem transmitidas ao ser humano.
  • Na divisão de Cuidados para a Casa, as marcas OMO, Cif e Brilhante se destacam com suas embalagens de 100% de plástico reciclado, enquanto Comfort conta com a sua produção de garrafas com 100% de inclusão de PCR.
  • Candidaturas como as de Ronaldo Caiado ou Tarcísio de Freitas poderiam ser especialmente celebradas pelo mercado”, escreveram os analistas.
  • Especificamente para a Giardia, a melhor técnica Centrifugo-flutuação em Sulfato de Zinco (Técnica de Faust), devido à densidade dos cistos.
  • Alguns cães, principalmente os mais ariscos, tendem a ser mais difíceis de lidar.

Ciclos de amplificação

O PCR em animais envolve ciclos de amplificação, nos quais a temperatura da amostra é controlada para permitir a replicação do DNA. Cada ciclo inclui etapas de desnaturação, pareamento de primers e extensão do novo DNA. O número de ciclos determina a quantidade final de DNA amplificado.

Análise dos resultados

Após a amplificação do DNA, os resultados do PCR em animais podem ser analisados por meio de eletroforese em gel, sequenciamento de DNA ou outras técnicas de biologia molecular. A interpretação dos resultados é fundamental para a conclusão do estudo, seja para diagnóstico, pesquisa ou identificação genética.